Cristal Rocha aprovou o estágio com o norte-americano Charles “Chuck” Arnold

A atleta e treinadora Cristal Rocha, um dos grandes nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano, participou, de 16 a 22 de setembro, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), do Estágio Internacional do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) – Aperfeiçoamento Basquete 3x3. O treinador convidado foi o norte-americano Charles “Chuck” Arnold, que é licenciado pela Federação Internacional de Basketball (FIBA), no Basquete 3x3.

“Tivemos a oportunidade de entender melhor a modalidade, principalmente, como ela vem se desenvolvendo em outros países, em especial, nos Estados Unidos. O Arnold abordou estratégias para escolher os atletas e treinos, periodização, como organizar torneios e falou também sobre a cultura de seu país”, relatou Cristal.

“Esta experiência foi muito relevante, que reforçou ainda mais o conceito de jogo e treino que eu acredito. O aumento de conhecimento deve ser uma constante na vida dos profissionais do esporte. Obrigada, COB (Comitê Olímpico do Brasil), CBB (Confederação Brasileira de Basketball), IOB (Instituto Olímpico Brasileiro) e ABT (Associação Brasileira de Treinadores) por contribuírem no meu aprendizado e na minha formação profissional. Parabéns a todos treinadores que estão fazendo parte desse processo; o futuro da modalidade agradece”, acrescentou.

As aulas foram teóricas e práticas e Rocha pôde reforçar ainda mais o método e estratégias de treino que acredita, uma vez que vem estudando o conceito e a metodologia dos norte-americanos para aplicar nos atletas que treina no Brasil. “O Charles falou de algo que já entendia como cultura do norte-americano, que são os ‘3 E’ (Esforço, Entusiasmo e Energia); nas clínicas e camps que faço já utilizava essas estratégias, porque os atletas, por mais que estejam em um ambiente treino, precisam sentir o quão prazeroso é, além da confiança mútua, ou seja, precisam estar se divertindo. Em outros camps que já participei com norte-americanos, sempre abordaram estes conceitos”, relatou.

O mês de setembro foi bastante movimentado e Rocha participou de uma série de atividades, sempre envolvendo o Basquete 3x3. Além de seguir em atividade, jogando as competições do calendário estadual e nacional, Cristal vem se preparando para atuar como treinadora; atualmente, já realiza aulas da modalidade olímpica com treinamentos técnicos e táticos.

Cristal Rocha participou do ‘Band Basketball Camp – 2019’

Um dos grandes nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano, Cristal Rocha, viveu uma experiência enriquecedora ao participar da quarta edição do ‘Band Basketball Camp – 2019’, que ocorreu de 22 a 26 de julho (segunda-feira a sexta-feira), no Rancho Ranieri, em São Lourenço da Serra (SP), reunindo alunos do conceituado Colégio Bandeirantes.

A jogadora, que já tem um trabalho sólido no treinamento de atletas, gostou bastante do Camp. “Fiquei muito feliz em poder contribuir nos treinos destes alunos/atletas, acredito que pude compartilhar novas experiências, novos estímulos nos treinos desses meninos e meninas. Parabéns aos atletas de 12 a 17 anos que se dedicaram durante uma semana na evolução dentro e fora das quadras. Quero agradecer pelo convite e parabenizar a todos pela organização; obrigada ao Colégio Bandeirantes pela oportunidade, Paulo Godoi e Junior Mariano, conhecido como Juninho”, comentou Cristal.

“Procurei aplicar novos conceitos de treinamentos, contribuindo a um basquete moderno versátil. Tenho investido na minha formação como treinadora de Basquete 3x3 certificação e já atingi algumas metas importantes, como chancela de treinamento da I’m Possible Training, empresa de treinamento Micah Lancaster, dos Estados Unidos; estou fazendo o Curso de Especialização da Academia Brasileira de Treinadores, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e sou certificada também pela PGC Basketball”, acrescentou Rocha, que é conhecida como a Embaixadora do Basquete 3x3.

No dia 18 de agosto (domingo), Cristal Rocha disputa a 3ª Etapa do Circuito Paulista de Basquete 3x3 – 2019, integrando a equipe The Choice.

Cristal Rocha já prepara carreira futura como treinadora de basquete

A grande interrogação na carreira de um atleta é saber o momento ideal de se aposentar e qual atividade se dedicar em seguida. Para evitar esse dilema, Cristal Rocha, um dos grandes nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano, já tem definida qual será a sua atividade quando se retirar definitivamente das quadras.

Com uma vida dedicada ao basquete, primeiro o 5x5, depois o 3x3, a experiente atleta tem tudo planejado para que o futuro de sua vida possa ser tão bom, quanto o vivenciado atualmente. “Tenho feito uma série de cursos, clínicas e workshops, pois quero me tornar treinadora e, para isso, adquirir conhecimento nunca é demais. Sigo atuando normalmente pela equipe The Choice, mas estou me preparando bastante para o momento da transição, que julgo ser muito importante”, relatou Cristal.

“Estou fazendo o Curso de Especialização da Academia Brasileira de Treinadores, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), além disso, já tenho a certificação I’m Possible Training Basketball e sou certificada também pela PGC Basketball. Acredito que os cursos, aliados as experiências que tive ao longo da minha carreira, serão extremamente úteis para ensinar jovens e também ter sucesso como treinadora nas equipes de Basquete 3x3”, acrescentou Rocha, que é conhecida como Embaixadora do Basquete 3x3.

Mesmo atuando, Cristal já realiza treinamento individualizado com jovens que querem aprender ou aperfeiçoar a prática do basquete. “Estes treinamentos são realizados para o atleta melhorar e potencializar as suas capacidades técnicas, em especial, os fundamentos do jogo, que são aplicados de forma progressiva, em uma real situação de jogo, ou seja, do 3x3 ou do 5x5, dependendo da especialidade que o jovem atua”, relatou.

E carreira esportiva de Cristal Rocha, que foi iniciada logo aos nove anos de idade no Baquete 5x5 e depois migrou para o 3x3, proporcionou grandes conquistas pessoais e profissionais. “Agradeço muito a Deus por tudo que aconteceu comigo, pois estudei, graças a oportunidade que o basquete me deu como bolsista; viajei para vários lugares dentro e fora do país, também graças ao basquete. Por isso, tenho dedicado boa parte da minha vida a esse esporte maravilhoso”, finalizou.

Cristal Rocha faz balanço positivo deste ano e projeta coisas maiores para 2018

A jogadora e treinadora Cristal Rocha faz um balanço positivo de 2017, ano em que atingiu marcas e conquistas importantes, se mantendo entre os principais nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano. E, vale ressaltar que a modalidade agora é olímpica, o que faz a experiente atleta pensar em alçar voos mais altos e já se planejar para buscar este e outros objetivos a partir de 2018.

“2017 foi muito importante, ano de crescimento profissional como atleta e treinadora. Conquistei os dois maiores circuitos do Brasil: Copa do Brasil e o Challenge Internacional FIBA. Ano que o Basquete 3x3 tornou-se modalidade olímpica; muita gente me pergunta se estarei na Olimpíada de 2020, no Japão, não vou negar é o sonho de todo atleta, eu e a equipe de profissionais que cuidam da minha preparação, já periodizamos os próximos anos, vamos ver como será, se não for como atleta, tenho a outra possibilidade de ir como coach (risos)”, relatou Cristal, que segue se preparando em todos os níveis.

“Passei na prova do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Academia de Treinadores do Basquete 3x3, e estudarei com este intuito. Ministrei clínicas e acampamentos com ênfase em desenvolvimento dos fundamentos, com conceito inovador em treinamentos americanos, com a oportunidade de estar com um técnico NBA (liga profissional norte-americana), Dave Hanners (New Orleans Pelicans); o campeão da NBA e da NCAA (liga universitária norte-americana), Hernando Planells (Duke College); Guerrinha (Mogi das Cruzes/Helbor); e o ex-jogador Danilo Castro; no Camp Internacional de Florianópolis (SC), enquanto que no Basketball Camp Internacional, em Belo Horizonte (MG), estive com o técnico Shelton Hankins. Ministrei clínicas ao lado dessas figuras consagradas nos Estados Unidos e no Brasil”, descreveu Rocha, que foi a atleta escolhida pela Liga de Basquete Feminino (LBF) para divulgar a bola que será usada temporada na temporada de 2018.

O bom desempenho deste ano servirá como combustível para a temporada vindoura. “Fechei este ano cheio de novidades, fui campeã do ‘NIKE Battle Force’; este ano faz um ano de parceria com a maior marca esportiva do mundo e conclui 2017 como a número um do ranking brasileiro. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lançou o calendário 2018 na modalidade, pensando na Olimpíada do Japão. Irei organizar os treinamentos com foco nestas competições e tentar agregar valores para possíveis patrocinadores, pois já que a modalidade ainda não tem muito investimento e recursos, principalmente, para o feminino”, relatou.

Com essa brusca mudança de status, Cristal acredita que as empresas olharão com mais carinho para o Basquete 3x3. “Já que a modalidade tornou olímpica, eu espero que investidores nos apoiem enquanto atleta, já que venho plantando deste de 2011, ano que aconteceu a primeira competição com autorização e reconhecimento da FIBA 3x3”, relembrou.

A agenda como treinadora para 2018 também já está a todo vapor. “Tenho um acampamento no início de janeiro, o Buzzer Beater; Clínica de Basquete 3x3 no SESC Santo André; além de continuar dando treinamentos para os atletas que já estão trabalhando comigo e outros novos que advém de outros estados para treinar nas férias. O ano de 2018 já começou e estou muito feliz por tudo que Deus tem feito na minha vida, impactando vidas por meio do basquete e o talento que me foi concedido”, finalizou Cristal Rocha.

Cristal Rocha participa de Camp Internacional com o técnico Shelton Hawks

A atleta Cristal Rocha, que fechou a temporada passada como a líder do ranking nacional feminino Basquete 3x3, participou da ‘Clínica de Basquete Coach Hawkins International’, que foi realizada entre os dias 25 e 28 de janeiro, no Olympico Club, em Belo Horizonte (MG). O norte-americano Shelton Hawkins é assistente-técnico da Universidade de Maryland Eastern e possuiu certificação da seleção norte-americana, pois foi um seis dos treinadores que estiveram envolvidos na preparação do elenco dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“Um técnico com um currículo sensacional, que ministra camps da Nike, além de ser assistente de uma Universidade Divisão 01. Fora isso, foi um dos técnicos que trabalhou com o selecionado dos Estados Unidos na fase de treinamentos locais, antes de embarcar para os Jogos Olímpicos do Rio. Tive uma oportunidade incrível nestes dias, realizando mais um sonho, já que estive junto ao Coach Hawkins e outros profissionais ministrando este camp, contribuindo e aprendendo um pouco mais do conceito em treinamentos americanos”, comenta Cristal.

“Quero agradecer ao Igor Ladeira, atleta e idealizador deste evento, e a todos os outros técnicos pela oportunidade, estão de parabéns pela iniciativa em promover a prática do basquetebol em seu estado e a todos os atletas que participaram e se doaram 100% em todos os treinamentos. Estou muito grata e feliz pelos dias de muito aprendizado”, complementa Rocha.

Os próximos compromissos de Cristal Rocha são estes: 1º de fevereiro (quarta-feira), na cidade de Birigui (SP), no ‘SESC Verão – 2017’, ministrando uma ‘Clínica de Basquete 3x3, Fundamentos e Habilidades’. Já entre 07 e 12 de fevereiro, a atleta estará no ‘1º SKILLS Camp de Basquete 3x3 do Brasil’, no SESC Osasco, em Osasco (SP).

FIBA divulga ranking e Cristal Rocha segue liderando o feminino brasileiro pelo sexto ano seguido

A atleta Cristal Rocha recebeu uma notícia muito boa neste início de 2017. A Federação Internacional de Basketball (FIBA) divulgou recentemente os líderes do ranking de cada país filiado e Cristal segue ocupando o primeiro lugar do ranking brasileiro no naipe feminino, pelo sexto ano consecutivo.

“Estou muito feliz por iniciar mais um ano como número um do ranking brasileiro, este é o sexto consecutivo e isto é resultado de muita dedicação. Já iniciei a temporada 2017 como muito treinamento; tenho uma equipe multidisciplinar me orientando, preparação física Salete Coelho, médico Franz Birini, que coordenou a equipe médica dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, além do fisioterapeuta Caio Baena. Fico grata a todo reconhecimento e por ser uma referência no Basquete 3x3 no Brasil”, comenta Rocha, que segue trabalhando para que o ano de 2017 seja ainda mais profícuo.

“Venho ministrando clínicas e palestras para o desenvolvimento da modalidade em todo o País. No mês de fevereiro, de 07 a 12, irei realizar um ‘Skills Baketball 3x3 Camp’ no SESC Osasco: serão sete dias de atividades com a proposta dos participantes vivenciarem algo inovador com uma metodologia e conceito em treinamentos americanos, ou seja, um camp americano no Brasil, totalmente gratuito, oferecido pelo SESC. Estou muito feliz por proporcionar esta vivencias aos nossos praticantes”, complementa Cristal.

A atleta, que tem realizado clínicas constantes sobre o Basquete 3x3, ainda não finalizou a sua agenda para a temporada de 2017. “Os interessados (clubes, associações, prefeituras e empresas) nas clinicas que realizo, poderão consultar tudo no meu site oficial www.cristalrocha.com.br. Lá tem todas as informações”, finaliza Rocha.

Cristal Rocha proferiu palestra sobre o Basquete 3x3 para alunos da USP

A atleta Cristal Rocha proferiu palestra de Basquete 3x3, no final do mês de novembro, voltada ao Curso de Gestão de Basquete e Basquete 3x3, realizado na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. A palestrante abordou toda história, gestão, organização de torneios e enfocou também o olhar do atleta dentro da modalidade, em curto e longo prazo, além de toda organização da Federação Internacional de Basketball (FIBA) para o crescimento do Basquete 3x3 no mundo.

“Eu abordei especificamente sobre as regras, o olhar do atleta e sua participação nos torneios no Brasil e no Mundo, ranking mundial e nacional. Cursos são importantes para o desenvolvimento da modalidade em nosso País e no mundo, pois ajudam no crescimento do esporte. Estes eventos acrescentam valores ao crescimento do esporte. Eu, como Embaixadora do Basquete 3x3 no Brasil, não poderia ficar de fora destas ações. É importante ressaltar que a FIBA está lutando para que a modalidade esteja no calendário olímpico de 2020, no Japão”, relata Cristal.

“Quero agradecer a todos os organizadores e apoiadores deste curso, que somou muito para o conhecimento e desenvolvimento do Basquete 3x3. LA Sport Business, Universidade de São Paulo (USP), ANB3x3 e a todos os participantes”, complementa Rocha.

O calendário de atividades da atleta Cristal Rocha para 2017 tem a ‘Clinica SESC Verão’, nas cidades de Osasco (SP) e Birigui (SP).

 

Cristal Rocha ministra clínica de Basquete 3x3 no Projeto Instituto Lance Certo

A atleta e profissional de Educação Física, Cristal Rocha ministrou uma Clinica de Basquete 3x3 (Módulo 01: Fundamentos e Habilidades), na quarta-feira (07 de setembro), no Projeto Instituto Lance Certo, na cidade de São Paulo, contando com cerca de 100 atletas participantes, com idades variadas entre 06 e 20 anos.

“Sou muito grata pela oportunidade em ministrar Clinicas de Basquete 3x3 pelo Brasil e compartilhar o que a modalidade me proporciona, principalmente, para crianças e adolescentes que serão o futuro do esporte. Quero agradecer a Deus pela oportunidade e parabenizar os responsáveis, Gilmar e Fernando, pelo excelente trabalho desenvolvido no projeto”, comenta Rocha, que entregou certificado aos participantes.

A jogadora Cristal Rocha, que é a Embaixadora do Basquete 3x3 no Brasil, tem realizado constantes Clínicas e Workshops, voltados a diversos públicos e em vários locais diferentes, sempre divulgando a modalidade e também o seu trabalho.

 

Cristal Rocha e Luiz Felipe Silva realizaram atividades ligadas ao Basquete 3x3 no SESC Osasco

Os atletas Cristal Rocha e Luiz Felipe Silva realizarão, nesta quinta-feira (21 de julho), a partir das 15h30 (de Brasília), no SESC Osasco, na Grande São Paulo, atividades relacionadas ao Basquete 3x3, que misturam entretenimento e saúde. Até as 17h30 (de Brasília), a dupla, acompanhada de sua equipe, apresentará um workshop, promoverá desafio de habilidades, fará apresentação de enterradas e um jogo de demonstração, contando com grandes atletas da modalidade.

“O evento será em comemoração aos Jogos Olímpicos e a passagem da Tocha Olímpica no local. Apesar do Basquete 3x3 ainda não ser esporte olímpico, os atleta e a modalidade estão ganhando seu espaço neste cenário, pois a cada ano o Brasil vem se destacando e garantindo a aparição em grandes eventos esportivos”, explica Rocha.

A experiente Cristal Rocha integra a Seleção Brasileira há vários anos e também é conhecida como a Embaixadora do Basquete 3x3. Já o jovem Luiz Felipe Silva se sagrou vice-campeão Mundial de Basquete 3x3 na categoria Sub-18, em competição realizada recentemente, no Cazaquistão.

Este evento é uma realização da CR Sports, em parceria com a ROD&J Festas e Eventos.

O SESC Osasco fica na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1300, no Jardim das Flores, na cidade de Osasco (SP).

Informações sobre Cristal Rocha: www.cristalrocha.com.br.

 

Cristal Rocha realiza Clínica no Colégio Pueri Domus

A atleta Cristal Rocha, que é a Embaixadora do Basquete 3x3 no Brasil, realizou no final de semana, uma Clínica de Basquete 3x3, com o patrocínio do Sucrilhos Kelloggs, no Colégio Pueri Domus, na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), contando com a participação de alunos do ensino fundamental, médio e pais de alunos.

O evento teve entretenimento, com apresentação de ‘Dunks’, com os atletas da Máfia Aérea Dunks, e Basquete Freestyle, com Sidnei 2%. “Cerca de 70 pessoas participaram das nossas atividades. Contamos com a presença ilustre do atleta do recém-chegado do Cazaquistão, Felipe Franklin, vice-campeão Mundial de Basquete 3x3 Sub-18”, relata Rocha.

“Agradecemos a Kelloggs, pelo apoio ao esporte escolar, a Team230, pelas camisetas, e a todos os participantes que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do Basquete 3x3, modalidade que está crescendo e tornando-se um das mais praticadas no mundo. Para ser ter uma ideia, o Brasil figurou em 2015 como o país que mais desenvolveu torneios mundialmente”, finaliza Cristal.

 

‘The Choice’ conquista o bi do 2º Circuito Paulista de Basquete 3x3

A equipe ‘The Choice’, capitaneada pela jogadora Cristal Rocha, sagrou-se bicampeã do 2º Circuito Paulista de Basquete 3x3 – 2016, ocorrido no domingo (05 de junho), no Continental Parque Clube, na cidade de São Paulo (SP). Para chegar ao título invicto, à equipe que contou também com as jogadoras Simara Garuffi e Maira Moreira, superou ao The Girls na decisão, por 18 a 15.

“Esta foi uma conquista muito especial e estou bastante feliz por isso. Agradeço, primeiramente, a Deus, pois Ele honrou no momento certo. Durante as etapas classificatórias, ficamos sempre em segundo, terceiro e até quinto lugar, mas no dia 05 de junho de 2016 chegamos à etapa final do Circuito e nos consagramos campeãs. Sou muito grata a toda equipe ‘The Choice’ – Simara Garuffi e Maira Moreira – e todas que por sua vez em algum momento fizeram parte desta conquista em 2016: Marcia Lopes, Patrícia Silva, Leila Sobral e Flavia Luiza”, relata Rocha.

“E, o meu carinho aos que sempre torceram por nós e de certa forma contribuíram em algum momento na historia da equipe The Choice: Luciane Moscaleski, Lorenada Fidelis, Laís Souza, Simone Souza, Simone Lima, Fernanda Santos, Maria Cristina e Fabiana Oliveira; se me esqueci de citar alguém peço perdão, mas sinta-se abraçada”, acrescenta Cristal.

Para chegar ao lugar mais alto do pódio pelo segundo ano consecutivo, ‘The Choice’ venceu o MVPS Aparecida e Diferentonas (primeira fase); Queens (semifinal) e o The Girls (final). “Agradeço ao pessoal dos bastidores, Anderson Rocha (meu marido e fotografo), Bruno Medino (fotografo) e ao Sergio Maraca pelo apoio. É com muita gratidão que agradeço a todos em especial a todos que gostam do meu trabalho, amigos, meus seguidores nas redes sociais e principalmente a minha família. A Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3) está novamente de parabéns pela bela organização e profissionalismo. Que venham novos desafios”, observa Rocha.

"Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 04:13)”, finaliza Cristal Rocha.

Cristal Rocha segue divulgando o Basquete 3x3 com Clínicas e Workshops

A atleta Cristal Rocha, principal nome do Basquete 3x3 brasileiro, teve um final de semana agitado, pois realizou uma Clínica e um Workshop de Basquete 3x3, nas cidades de São Paulo (SP) e Osasco (SP), para adolescentes de uma escola e de um projeto social.

“Os adolescente e crianças dos Projetos da Escola Antenor Nascentes, na Zona Sul de São Paulo, e do Projeto Arremessando para o Futuro, na cidade Osasco (SP), vivenciaram atividades relacionadas ao Basquete 3x3 e exercícios de fundamentos com base em Metodologia de Treinamentos Americanos. Acredito que podemos melhorar as habilidades motoras dos atletas com estes treinamentos personalizados e melhor o desempenho no jogo, assim como são realizados nos Estados Unidos. E, assim todos os participantes deste final de semana puderam vivenciar um pouco deste tipo de treinamento”, relata Cristal.

“Quero agradecer ao professor Gustavo Winther e toda direção da escola pela oportunidade de compartilhar minha trajetória com seus alunos e ao Claudinei Alves e ao Wilson Rodrigues, ambos coordenadores do projeto”, complementa Rocha.

A jogadora Cristal Rocha tem realizado constantes Clínicas e Workshops, voltados a diversos públicos e em vários locais diferentes, sempre divulgando o Basquete 3x3. “Convido aos interessados a conhecer mais o meu trabalho e treinamentos. Para isso, acesse a minha página no Facebook: https://www.facebook.com/cristalrochaoficial”, finaliza.

Visit fbetting.co.uk Betfair Review