O São Paulo DC, importante projeto de Basquete 3x3 na América Latina, tem novidades para a temporada de 2023. O coordenador deste projeto e presidente do Instituto Futuros Craques, Gustavo Bracco, anunciou duas notícias ótimas.
“Para 2023, o Instituto Futuros Craques, responsável pelo São Paulo DC, fez a sua filiação junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), sendo a primeira equipe específica de Basquete 3x3 a se associar a esta instituição. Existem outras agremiações filiadas que disputam as competições da modalidade, mas são clubes tradicionais, com grande estrutura e que jogam outros esportes também”, relata Bracco.
“Isso vai abrir ao São Paulo DC a possibilidade, através do Instituto Futuros Craques, de disputar os campeonatos nacionais de Basquete 3x3, que são organizados pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e tem o CBC como parceiro nessas realizações, em diversas categorias. Esse fato vai nos ajudar na formação de atletas”, acrescentou o manager.
Outra grande novidade é a criação das primeiras equipes femininas do São Paulo DC, nas categorias sub-15, sub-18 e sub-23. “Vínhamos estudando essa possibilidade há alguns anos, pois temos todas as categorias do naipe masculino e agora iniciamos com o feminino, já em três (sub-15, sub-18 e sub-23). Conseguimos formar uma equipe competitiva, que certamente vai realizar uma grande temporada e ajudar expandir o nosso trabalho também nesse naipe”, explicou Bracco.
“A nossa estrutura permite essa expansão e queremos, a cada temporada, subir um degrau. A maior meta do Instituto Futuros Craques é ajudar no desenvolvimento e crescimento do Basquete 3x3 brasileiro e temos conseguido fazer isso há vários anos, prova disso é o número elevado de atletas que integram o São Paulo DC convocados para os selecionados nacionais. Isso nos anima a seguir trabalhando e buscando mais coisas”, completou Gustavo.
Além disso, segue parceria que o Instituto Futuros Craques, através do São Paulo DC, mantém há alguns anos com a Universidade de São Paulo (Unip), que já resultou em dois títulos Mundiais Universitários, entre outras conquistas estaduais, nacionais e continentais.