Leonardo Vitorino comanda seleção olímpica do Camboja no ‘SEA Games – 2017’

O técnico Leonardo Vitorino, que vem conseguindo resultados expressivos e históricos, tem mais um desafio extremamente importante no futebol do Camboja. O brasileiro vai comandar a seleção olímpica do referido país nos ‘Jogos Olímpicos do Sudeste Asiático’ (‘SEA Games – 2017’), que serão disputados de 19 a 30 de agosto, em Kuala Lampur, na Malásia.

A estreia ocorre no dia 14 (segunda-feira), contra Filipinas. “O Camboja nunca passou da primeira fase dessa competição, que é jogada com a equipe sub-23, mas a maioria dos nossos jogadores que estão inscritos tem entre 17 e 18 anos, pois o trabalho vem sendo de reformulação da Seleção Nacional. A grande vantagem é que eles ainda jogarão mais dois ‘SEA Games’ no futuro, mas para essa edição, objetivamos passar da primeira fase, o que é inédito para o futebol cambojano”, explicou Vitorino.

O brasileiro também criou, ao lado da Federação de Futebol, o Projeto de Escolas de Futebol nos Estados, visando à formação de novos jogadores e treinadores de futebol no País. E, Leonardo Vitorino foi contratado com objetivo de reformular o selecionado cambojano e ser campeão, justamente, do ‘SEA Games’, só que em 2023, quando o Camboja sediará a competição.

Pensando nesse objetivo, Leonardo auxiliou a Federação do Camboja e criou um Projeto de implantação de ‘Escolas de Futebol’ em diversos estados do País. “Estamos utilizando um sistema parecido com o praticado na Alemanha. Este projeto já está em andamento, em dois estados do País e, em breve, mais dois serão inaugurados”, explicou o brasileiro, que fez um período de observação durante 20 dias na Federação Alemã de Futebol.

Ao longo de sua carreira, Vitorino viveu experiências importantes em diversos países, comandando algumas seleções: Australiana Sub-17, Norte-americana Sub-15 e a principal de Trinidad e Tobago. Além disso, trabalhou na base do Botafogo-RJ, no time principal do Santos (Angola) e em equipes do Paraná e do Rio de Janeiro. Foi técnico e coordenador da base, além de assistente técnico do principal no Al Gharafa (Qatar); coordenador da base do Al Jaish (Qatar); diretor técnico do Buriram United (Tailândia); e técnico do Lanexang United (Laos), conquistando o título da Liga local e chegando ao vice-campeonato da Toyota Mekong Cup Championship – 2017.

E, Vitorino é um dos três brasileiros que comandam seleções nacionais atualmente, os demais são: Adenor Bachi (Tite), que dirige a Seleção Brasileira, e Roberto Luiz Emanoel Bianchi Filho (Beto Bianchi), que é o atual treinador de Angola.


Visit fbetting.co.uk Betfair Review