Cristal Rocha aprovou o estágio com o norte-americano Charles “Chuck” Arnold

A atleta e treinadora Cristal Rocha, um dos grandes nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano, participou, de 16 a 22 de setembro, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), do Estágio Internacional do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) – Aperfeiçoamento Basquete 3x3. O treinador convidado foi o norte-americano Charles “Chuck” Arnold, que é licenciado pela Federação Internacional de Basketball (FIBA), no Basquete 3x3.

“Tivemos a oportunidade de entender melhor a modalidade, principalmente, como ela vem se desenvolvendo em outros países, em especial, nos Estados Unidos. O Arnold abordou estratégias para escolher os atletas e treinos, periodização, como organizar torneios e falou também sobre a cultura de seu país”, relatou Cristal.

“Esta experiência foi muito relevante, que reforçou ainda mais o conceito de jogo e treino que eu acredito. O aumento de conhecimento deve ser uma constante na vida dos profissionais do esporte. Obrigada, COB (Comitê Olímpico do Brasil), CBB (Confederação Brasileira de Basketball), IOB (Instituto Olímpico Brasileiro) e ABT (Associação Brasileira de Treinadores) por contribuírem no meu aprendizado e na minha formação profissional. Parabéns a todos treinadores que estão fazendo parte desse processo; o futuro da modalidade agradece”, acrescentou.

As aulas foram teóricas e práticas e Rocha pôde reforçar ainda mais o método e estratégias de treino que acredita, uma vez que vem estudando o conceito e a metodologia dos norte-americanos para aplicar nos atletas que treina no Brasil. “O Charles falou de algo que já entendia como cultura do norte-americano, que são os ‘3 E’ (Esforço, Entusiasmo e Energia); nas clínicas e camps que faço já utilizava essas estratégias, porque os atletas, por mais que estejam em um ambiente treino, precisam sentir o quão prazeroso é, além da confiança mútua, ou seja, precisam estar se divertindo. Em outros camps que já participei com norte-americanos, sempre abordaram estes conceitos”, relatou.

O mês de setembro foi bastante movimentado e Rocha participou de uma série de atividades, sempre envolvendo o Basquete 3x3. Além de seguir em atividade, jogando as competições do calendário estadual e nacional, Cristal vem se preparando para atuar como treinadora; atualmente, já realiza aulas da modalidade olímpica com treinamentos técnicos e táticos.


Cristal Rocha participou do ‘Band Basketball Camp – 2019’

Um dos grandes nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano, Cristal Rocha, viveu uma experiência enriquecedora ao participar da quarta edição do ‘Band Basketball Camp – 2019’, que ocorreu de 22 a 26 de julho (segunda-feira a sexta-feira), no Rancho Ranieri, em São Lourenço da Serra (SP), reunindo alunos do conceituado Colégio Bandeirantes.

A jogadora, que já tem um trabalho sólido no treinamento de atletas, gostou bastante do Camp. “Fiquei muito feliz em poder contribuir nos treinos destes alunos/atletas, acredito que pude compartilhar novas experiências, novos estímulos nos treinos desses meninos e meninas. Parabéns aos atletas de 12 a 17 anos que se dedicaram durante uma semana na evolução dentro e fora das quadras. Quero agradecer pelo convite e parabenizar a todos pela organização; obrigada ao Colégio Bandeirantes pela oportunidade, Paulo Godoi e Junior Mariano, conhecido como Juninho”, comentou Cristal.

“Procurei aplicar novos conceitos de treinamentos, contribuindo a um basquete moderno versátil. Tenho investido na minha formação como treinadora de Basquete 3x3 certificação e já atingi algumas metas importantes, como chancela de treinamento da I’m Possible Training, empresa de treinamento Micah Lancaster, dos Estados Unidos; estou fazendo o Curso de Especialização da Academia Brasileira de Treinadores, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e sou certificada também pela PGC Basketball”, acrescentou Rocha, que é conhecida como a Embaixadora do Basquete 3x3.

No dia 18 de agosto (domingo), Cristal Rocha disputa a 3ª Etapa do Circuito Paulista de Basquete 3x3 – 2019, integrando a equipe The Choice.

Cristal Rocha faz balanço positivo deste ano e projeta coisas maiores para 2018

A jogadora e treinadora Cristal Rocha faz um balanço positivo de 2017, ano em que atingiu marcas e conquistas importantes, se mantendo entre os principais nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano. E, vale ressaltar que a modalidade agora é olímpica, o que faz a experiente atleta pensar em alçar voos mais altos e já se planejar para buscar este e outros objetivos a partir de 2018.

“2017 foi muito importante, ano de crescimento profissional como atleta e treinadora. Conquistei os dois maiores circuitos do Brasil: Copa do Brasil e o Challenge Internacional FIBA. Ano que o Basquete 3x3 tornou-se modalidade olímpica; muita gente me pergunta se estarei na Olimpíada de 2020, no Japão, não vou negar é o sonho de todo atleta, eu e a equipe de profissionais que cuidam da minha preparação, já periodizamos os próximos anos, vamos ver como será, se não for como atleta, tenho a outra possibilidade de ir como coach (risos)”, relatou Cristal, que segue se preparando em todos os níveis.

“Passei na prova do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Academia de Treinadores do Basquete 3x3, e estudarei com este intuito. Ministrei clínicas e acampamentos com ênfase em desenvolvimento dos fundamentos, com conceito inovador em treinamentos americanos, com a oportunidade de estar com um técnico NBA (liga profissional norte-americana), Dave Hanners (New Orleans Pelicans); o campeão da NBA e da NCAA (liga universitária norte-americana), Hernando Planells (Duke College); Guerrinha (Mogi das Cruzes/Helbor); e o ex-jogador Danilo Castro; no Camp Internacional de Florianópolis (SC), enquanto que no Basketball Camp Internacional, em Belo Horizonte (MG), estive com o técnico Shelton Hankins. Ministrei clínicas ao lado dessas figuras consagradas nos Estados Unidos e no Brasil”, descreveu Rocha, que foi a atleta escolhida pela Liga de Basquete Feminino (LBF) para divulgar a bola que será usada temporada na temporada de 2018.

O bom desempenho deste ano servirá como combustível para a temporada vindoura. “Fechei este ano cheio de novidades, fui campeã do ‘NIKE Battle Force’; este ano faz um ano de parceria com a maior marca esportiva do mundo e conclui 2017 como a número um do ranking brasileiro. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lançou o calendário 2018 na modalidade, pensando na Olimpíada do Japão. Irei organizar os treinamentos com foco nestas competições e tentar agregar valores para possíveis patrocinadores, pois já que a modalidade ainda não tem muito investimento e recursos, principalmente, para o feminino”, relatou.

Com essa brusca mudança de status, Cristal acredita que as empresas olharão com mais carinho para o Basquete 3x3. “Já que a modalidade tornou olímpica, eu espero que investidores nos apoiem enquanto atleta, já que venho plantando deste de 2011, ano que aconteceu a primeira competição com autorização e reconhecimento da FIBA 3x3”, relembrou.

A agenda como treinadora para 2018 também já está a todo vapor. “Tenho um acampamento no início de janeiro, o Buzzer Beater; Clínica de Basquete 3x3 no SESC Santo André; além de continuar dando treinamentos para os atletas que já estão trabalhando comigo e outros novos que advém de outros estados para treinar nas férias. O ano de 2018 já começou e estou muito feliz por tudo que Deus tem feito na minha vida, impactando vidas por meio do basquete e o talento que me foi concedido”, finalizou Cristal Rocha.

Cristal Rocha já prepara carreira futura como treinadora de basquete

A grande interrogação na carreira de um atleta é saber o momento ideal de se aposentar e qual atividade se dedicar em seguida. Para evitar esse dilema, Cristal Rocha, um dos grandes nomes do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano, já tem definida qual será a sua atividade quando se retirar definitivamente das quadras.

Com uma vida dedicada ao basquete, primeiro o 5x5, depois o 3x3, a experiente atleta tem tudo planejado para que o futuro de sua vida possa ser tão bom, quanto o vivenciado atualmente. “Tenho feito uma série de cursos, clínicas e workshops, pois quero me tornar treinadora e, para isso, adquirir conhecimento nunca é demais. Sigo atuando normalmente pela equipe The Choice, mas estou me preparando bastante para o momento da transição, que julgo ser muito importante”, relatou Cristal.

“Estou fazendo o Curso de Especialização da Academia Brasileira de Treinadores, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), além disso, já tenho a certificação I’m Possible Training Basketball e sou certificada também pela PGC Basketball. Acredito que os cursos, aliados as experiências que tive ao longo da minha carreira, serão extremamente úteis para ensinar jovens e também ter sucesso como treinadora nas equipes de Basquete 3x3”, acrescentou Rocha, que é conhecida como Embaixadora do Basquete 3x3.

Mesmo atuando, Cristal já realiza treinamento individualizado com jovens que querem aprender ou aperfeiçoar a prática do basquete. “Estes treinamentos são realizados para o atleta melhorar e potencializar as suas capacidades técnicas, em especial, os fundamentos do jogo, que são aplicados de forma progressiva, em uma real situação de jogo, ou seja, do 3x3 ou do 5x5, dependendo da especialidade que o jovem atua”, relatou.

E carreira esportiva de Cristal Rocha, que foi iniciada logo aos nove anos de idade no Baquete 5x5 e depois migrou para o 3x3, proporcionou grandes conquistas pessoais e profissionais. “Agradeço muito a Deus por tudo que aconteceu comigo, pois estudei, graças a oportunidade que o basquete me deu como bolsista; viajei para vários lugares dentro e fora do país, também graças ao basquete. Por isso, tenho dedicado boa parte da minha vida a esse esporte maravilhoso”, finalizou.

Cristal Rocha participa de Camp Internacional com o técnico Shelton Hawks

A atleta Cristal Rocha, que fechou a temporada passada como a líder do ranking nacional feminino Basquete 3x3, participou da ‘Clínica de Basquete Coach Hawkins International’, que foi realizada entre os dias 25 e 28 de janeiro, no Olympico Club, em Belo Horizonte (MG). O norte-americano Shelton Hawkins é assistente-técnico da Universidade de Maryland Eastern e possuiu certificação da seleção norte-americana, pois foi um seis dos treinadores que estiveram envolvidos na preparação do elenco dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“Um técnico com um currículo sensacional, que ministra camps da Nike, além de ser assistente de uma Universidade Divisão 01. Fora isso, foi um dos técnicos que trabalhou com o selecionado dos Estados Unidos na fase de treinamentos locais, antes de embarcar para os Jogos Olímpicos do Rio. Tive uma oportunidade incrível nestes dias, realizando mais um sonho, já que estive junto ao Coach Hawkins e outros profissionais ministrando este camp, contribuindo e aprendendo um pouco mais do conceito em treinamentos americanos”, comenta Cristal.

“Quero agradecer ao Igor Ladeira, atleta e idealizador deste evento, e a todos os outros técnicos pela oportunidade, estão de parabéns pela iniciativa em promover a prática do basquetebol em seu estado e a todos os atletas que participaram e se doaram 100% em todos os treinamentos. Estou muito grata e feliz pelos dias de muito aprendizado”, complementa Rocha.

Os próximos compromissos de Cristal Rocha são estes: 1º de fevereiro (quarta-feira), na cidade de Birigui (SP), no ‘SESC Verão – 2017’, ministrando uma ‘Clínica de Basquete 3x3, Fundamentos e Habilidades’. Já entre 07 e 12 de fevereiro, a atleta estará no ‘1º SKILLS Camp de Basquete 3x3 do Brasil’, no SESC Osasco, em Osasco (SP).


Visit fbetting.co.uk Betfair Review